Front-end e Back-end


Já se perguntou qual é a Diferença entre Front-end e Back-end ou Como funciona uma página de Internet? Leia este pequeno artigo e veja de forma fácil e simples as diferenças!

Lidamos com 3 tipos de camadas diariamente enquanto navegamos na Internet, sendo elas: Front-end, Middleware  e Back-end.

 

Front-end

O Front-end é a primeira camada que encontramos quando acessamos um site, um sistema web ou uma intranet, por exemplo. Esta camada é responsável pela interface que o usuário irá encontrar ao navegar pelo seu site, incluindo: design da página, formulários de contato, códigos adicionais, todos os inputs no site,etc…

Geralmente a Estrutura do Front-end é composta de uma mistura de HTML, CSS, Javascript e Flash. Mas para que todos os efeitos e formulários do seu site funcione, precisamos de códigos adicionais que ajudam no funcionamento deles, que é chamado de Client-Side Scripting (Linguagem de Cliente). Existem diversas linguagens Client-Side como ASP.Net, ASP Comum, PHP, entre outras.

Pense nesta camada como a mais próxima do usuário em termos de código(fig. 1).

 

fig.1 – Exemplos de Front-end no dia a dia.

 

Middleware

A camada intermediária, mais conhecida como Middleware, geralmente é associada a um “encanamento” de um sistema.  C# e Java são linguagens encontradas com facilidade nesta camada.

Uma forma fácil de entender o Middleware é vê-lo como uma cola entre a interface do usuário o os dados(fig.2), podendo ser um Webservice ou um componente WCF (Windows Communication Foundation).

 

fig.2 – Como funciona o Middleware

 

 

Back-end

Das 3 camadas o Back-end é o nível mais baixo de programação, Banco de Dados e Armazenamento de dados é o que não falta por aqui. MySQL, Oracle, MS-SQL, SAP e outros sistemas fazem parte do Back-end, que é responsável por todo processamento final dos dados recebidos do Front-end (inputs, formulários, requisições, etc).

Nesta camada também encontramos alguns códigos Server-Side (Lado do Servidor), que funcionam exclusivamente no servidor, onde o usuário final apenas faz inserção de dados (via Front-end), não podendo alterar ou modificar esses códigos. Algumas linguagens Server-Side: Ruby on Rails, Lua, Perl, Python, Django, Server-Side Javascript (*.ssjs), WebDNA, entre muitas outras…

 

O intuito deste artigo foi apenas dar uma explicação superficial e genérica das 3 camadas. Caso tenha interesse em se aprofundar, dê uma procurada na internet que você encontrará muito material bom!

Comments ( 0 )

    Leave A Comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *