Flash x HTML5


Uma dúvida que aparece frequentemente nos clientes na hora de densenvolver um novo site é : “Faço ou não meu site em Flash?

Bom, eu oriento aos meus clientes a não optarem por desenvolver o site totalmente em Flash, pois um site feito em Flash costuma não apresentar boas colocações no Google e torna a manutenção do mesmo muito trabalhosa. O Adobe Flash (anteriormente Macromedia Flash), é basicamente um programa que gera animações interativas e desenvolvedores utilizavam dessa interatividade para construir páginas web, mas ao adicionar textos, imagens  ou vídeos no Flash a página fica encapsulada para os sites de busca (como Google, Yahoo!, Bing, entre outros). Você deve estar se perguntando mas o porque disso?

 

Todo o conteúdo de um site feito em Flash fica dentro de um arquivo externo e não no código da página.

Tornando aos “olhos” dos sites de busca uma página com apenas um arquivo externo.

 

Com a chegada da mais nova versão do HTML, o uso do Flash está cada vez mais decaindo como forma de desenvolvimento de sites. Com funções como Player de Vídeo, Audio e Legendas , o HTML5 está vindo de vez para deixar o Flash no seu lugar!

Uma das características mais impressionantes do HTML5 é a função Canvas. Com ela é possível renderizar objetos 3D, fazer animações, criar jogos e muito mais.

Veja alguns exemplos a baixo (utilize a versão mais recente do seu navegador e para uma melhor performace utilize o Google Chrome):

 

01 )  Rastro de particulas (Canvas – HTML5)

Tuanny Maia Web Developer

 

02 ) Remake do jogo Asteroids

Tuanny Maia Web Developer

 

03) Player do Youtube em HTML5(Video – HTML5)

Tuanny Maia Web Developer

 

 

Esses foram apenas alguns exemplos das novas funções do HTML5 (e CSS3), lembrando que não devemos parar de utilizar o Flash! Apenas aplica-lo no lugar certo, como um banner, uma propaganda ou animação.

O HTML5 além de tudo conta com uma semântica muito mais fácil para se criar sites, tornando o desenvolvimento muito mais rápido e a aplicação muito melhor, deixando seu site mais rápido no carregamento e melhorando o rank nos buscadores.

Comments ( 0 )

    Leave A Comment

    Your email address will not be published. Required fields are marked *